IDE dá "luz verde" a 26,9 milhões para conversões da Investe RAM

21-07-2022 11:06:00

Até ao dia 19 de Julho, mais de 2.600 empresas madeirenses receberam "luz verde" do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), sob a tutela da Secretaria Regional da Economia, relativamente aos pedidos de conversão em fundo perdido dos empréstimos contraídos ao abrigo da primeira fase Linha Investe RAM Covid-19.

Fundos Europeus com novo Balcão para submissão de projetos e com Linha de atendimento dedicada

13-06-2022 09:16:00

São hoje oficialmente lançados o Balcão dos Fundos e a Linha dos Fundos, dois serviços essenciais de apoio aos beneficiários e aos candidatos aos Fundos Europeus, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Balcão dos Fundos é o ponto central de acesso a fundos europeus, onde se submetem as candidaturas a apoios.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

"Missão empresarial" na Venezuela

28-06-2022 12:18:00

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, começa hoje, uma "missão empresarial" promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE).

Barreto irá "desdobrar-se", durante oito dias, para estar em contacto com empresários madeirenses radicados naquele país.

Acompanhado pelo presidente do IDE, Duarte Freitas, o secretario da Economia pretende "desenvolver uma missão empresarial junto dos empresários madeirenses que estão na Venezuela".

Análise do impacto dos fundos europeus nas empresas da madeirenses | RTP Madeira | 16 de junho de 2022

17-06-2022 12:12:00

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial aprovou mais de 7 mil e 800 candidaturas ao abrigo do programa "Madeira 14-20".

O valor global dos incentivos aprovados é superior a 200 milhões de euros. Quase 75% do apoio já foi transferido para as empresas.

Uma revelação feita no programa Madeira em Números, que ocorreu no dia 16 de junho de 2022.

In: Facebook - RTP Madeira

Encerramento de Linhas de Crédito

13-06-2022 17:00:00

O IDE informa que as Linhas de Crédito INVESTE RAM - COVID-19 II, INVESTE RAM - COVID-19 III, encontram-se encerradas a partir das 17h do dia 13-06-2022 e a Linha de Crédito APOIAR MADEIRA 2020 encontra-se encerrada a partir das 17h de 31-05-2022.

"Digital Madeira" com mais de 700 candidaturas

16-03-2022 18:39:00

O sistema de incentivos "Digital Madeira", que tem por objetivo o de reforçar a capacitação empresarial das pequenas e médias empresas (PME), recebeu, até ao dia 8 de abril, 720 candidaturas que correspondem a um montante global de incentivo de cerca de 13,7 milhões de euros.

IFRRU apoia mais uma operação de seis milhões

16-03-2022 18:39:00

O Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana destina-se à reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, de espaços e unidades industriais abandonadas e ainda a intervenções em frações privadas inseridas em edifícios de habitação social, que sejam alvo de reabilitação integral. Na Região Autónoma da Madeira, o IFFRU é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial que alocou verbas do Programa Operacional Madeira 14-20. [JM 16.03.2022]

Beneficiários de apoios do IDE triplicaram num ano

14-03-2022 10:47:00

O número de apoios de beneficiários de apoios operacionalizados pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial praticamente triplicou - está em cerca de três mil - em apenas um ano e, num inquérito realizado no último mês de fevereiro, a generalidade mostrou-se satisfeita com a capacidade no que aos apoios operacionalizados por aquele organismo diz respeito. 

Presidente do IDE marcou presença na sessão de março das “Reuniões Livres - Madeira"

08-03-2022 14:30:00

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Duarte Freitas, participou, esta terça-feira, nas “Reuniões Livres – Madeira”, evento em formato digital promovido pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em parceria com o Governo Regional da Madeira.

O encontro, realizado mensalmente, privilegia a interação com os Contabilistas Certificados, permitindo que estes coloquem dúvidas ou questões que incidam sobre matérias relacionadas com os apoios às empresas.

Nesta sessão foram colocadas cinco questões que incidiram, sobretudo, sobre os prazos de análise e de pagamento dos incentivos no âmbito do SI Inicie+, programa Apoiar.PT.Madeira e MeP-RAM.

No que concerne ao Inicie+, o presidente do IDE indicou a data de 31 de março como previsão para conclusão da análise interna das candidaturas, recordando que, face à urgência em apoiar as empresas afetadas pela Covid-19, as candidaturas provenientes deste sistema foram preteridas. Ainda sobre este tópico, Duarte Freitas recordou que a procura registada foi muito superior à dotação inicial de 1,2 milhões de euros.

“Só teremos a real noção dessa realidade quando terminarmos as análises, mas de facto existe aqui uma procura muito superior à dotação. Neste momento ainda não temos indicação se vai ser possível cobrir todas as candidaturas, mas aquilo que a experiência nos mostra é que o Governo Regional tem tido disponibilidade para acolher estas situações”, explicou.

Sobre o programa Apoiar.PT.Madeira, foi dirigida uma questão relacionada com os prazos de pagamento. Duarte freitas destacou que já foram pagos cerca de 22 milhões. “A nossa expetativa é que até ao mês de maio consigamos pagar a este conjunto de empresas, cujo montante superou os 22 milhões, garantido que foi, por parte do Governo Regional, a cobertura deste overbooking”, assegurou.

“Devo recordar que este apoio é outro exemplo em que a dotação inicial foi de 22 milhões de euros e o Governo Regional teve a sensibilidade de afetar um reforço de 3,8 milhões para cobrir todas as candidaturas”.

Relativamente ao MeP-RAM, justificou o prolongamento do prazo nos pagamentos às empresas devido a um constrangimento na plataforma nacional de monitorização dos apoios conferidos ao abrigo do regulamento de minimis.

No final da sua intervenção, o presidente do IDE mostrou-se satisfeito com os resultados do inquérito anual aos beneficiários dos sistemas de incentivos e instrumentos financeiros, tendo se verificado um aumento muito significativo do número de empresas que responderam (586). “O índice de insatisfação é muito residual, situando-se no 5%, e é com agrado que a esmagadora maioria das respostas foi no sentido positivo”, congratulou-se.

Por fim, o presidente do IDE reiterou o repto aos Contabilistas Certificados, para que estejam atentos aos prazos de entrega da documentação que viabiliza a conversão em fundo perdido dos empréstimos contraídos pelas empresas no âmbito da linha de crédito Investe RAM Covid-19, de forma a que estas não sejam prejudicadas devido incumprimento dos prazos.

Últimas notícias e eventos

Acessos Úteis

Página atualizada a: 19/04/2021
Top