Funcionamento 2020 VIII - Transportes - nova data de encerramento

23-11-2022 14:10:00

Face ao número de candidaturas submetidas no Portal 2020 no âmbito do Funcionamento 2020 VIII e de modo a evitar o overbooking em termos de dotação financeira prevista no ponto 16 do Aviso Concurso FEDER: M1420-76-2022-19, comunica-se a que o mesmo será encerrado no dia 26 de novembro de 2022, às 17 horas.

Presidente do IDE foi orador em painel sobre “O que é preciso para ser uma Empresa Líder em Portugal?”

23-11-2022 11:35:00

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Duarte Feitas, marcou presença esta terça-feira, na cerimónia de entrega de diplomas às PME Líder da Região, promovida pelo Banco Santander, no Savoy Palace.

Para além da entrega dos diplomas, a sessão foi palco de uma reflexão sobre inovação e talento e sobre a forma como o Santander pode potenciar o crescimento das empresas.

O Presidente do IDE foi orador no painel que procurou responder à questão “O que é preciso para ser uma Empresa Líder em Portugal?”, e que contou com a participação do Administrador e do Economista Chefe do Santander, Amílcar Lourenço e Rui Constantino, do Presidente da Comissão Executiva da Lisgarante, Marco Neves, do DC da Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, Nuno Alves, e do Administrador da ECAM, Sérgio Jesus, tendo a moderação do debate ficado a cargo do Presidente da Ordem do Economistas na Madeira, Paulo Pereira.

Duarte Freitas, que começou por saudar a iniciativa do Santander, afirmando que a mesma atribui “um papel maior às empresas”.

Conforme referiu, o papel IDE consiste em trabalhar com um envelope FEDER destinado às empresas do setor secundário e terciário e, nesse sentido, as verbas do próximo quadro comunitário para o período 2020-2030, serão canalizadas para quatro prioridades: investigação, inovação, transição digital e transição energética.

De acordo com o Presidente do IDE, tem existido da parte do organismo intermédio responsável pela operacionalização dos fundos europeus na Região Autónoma da Madeira, um esforço de simplificação dos processos das candidaturas aos apoios, cuja procura aumentou muito após o surgimento da pandemia. “A base de beneficiários do IDE registou um aumento de 1.500 beneficiários (em 2020) para 4.500 (em 2022)”, realçou.

Na ocasião, o Presidente do IDE destacou ainda o papel e o envolvimento dos Bancos no desenho das medidas de apoio às empresas, nomeadamente na Linha de Crédito Investe RAM COVID-19, que registou cerca de 5.000 operações.

Num olhar sobre o futuro, o Presidente do IDE comprometeu-se em manter a capacidade de resposta ao tecido empresarial e o reforço da proximidade à comunidade empresarial da Região.

Refira-se que o estatuto de PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, para distinguir a sua solidez, competitividade e o seu desempenho a nível económico e financeiro.

As empresas PME Líder com estatuto atribuído pelo Santander beneficiam de condições especiais para as ajudar a desenvolver as suas estratégias de crescimento e a sua competitividade.

A par do Funchal, o Santander irá realizar cerimónias de entrega de diplomas em Lisboa, Coimbra e Porto.

1,2 milhões de euros para acelerar a digitalização das empresas

31-10-2022 12:00:00

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), sob a tutela da Secretaria Regional da Economia, realizou, na quinta-feira, os primeiros pagamentos a título de adiantamento aos projetos aprovados ao abrigo do Sistema de Incentivos à Digitalização das PME da Região Autónoma da Madeira no Contexto da Pandemia Covid-19 - DIGITAL MADEIRA. Trata-se de um envelope financeiro no valor de 1.210.573,80, 100% financiado por fundos europeus (FEDER).

Investe RAM já entregou 40 milhões a fundo perdido

05-10-2022 18:00:00

A Região já converteu a fundo perdido 40 milhões de euros ao abrigo da Linha de Crédito Investe RAM, no correspondente a 2.400 candidaturas e a 4.800 operações de financiamento, avançou, ontem, Duarte Freitas, presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), lembrando que ainda decorrem análises relativas à segunda e terceira fases da linha.

V Missão de Cooperação do Projeto SMART-ECO reuniu parceiros em Cabo Verde

30-09-2022 10:46:00

Os parceiros do projeto SMART-ECO, que envolve as regiões ultraperiféricas das Canárias, Madeira e Açores, bem como dos países africanos geograficamente mais próximos (Cabo Verde, Senegal e Mauritânia), estiveram reunidos na cidade da Praia, em Cabo Verde, nos dias 28 e 29 de setembro, por ocasião da quinta e última Missão de Cooperação no âmbito do projeto.

A participação do IDE, IP-RAM nesta missão, foi assegurada pela Vogal do Conselho Diretivo, Cristina Gouveia, e pelo Chefe de Divisão de Planeamento, Acompanhamento e Auditoria, Hélder Robeiro.

O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Adeje, líder do projeto SMART-ECO, iniciou-se no dia 28 de setembro com a realização de um seminário que contou com a colaboração local dos três parceiros cabo-verdianos (PROEMPRESA, BIC e NOSI), no qual se abordou a temática dos territórios tecnológicos e inteligentes. A abertura do encontro ficou a cargo do Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes.

Além dos parceiros das Canárias, Madeira, Cabo Verde, Açores, Senegal e Mauritânia, o seminário contou com a presença dos principais atores da rede do ecossistema digital cabo-verdiano.

Neste âmbito, foram ainda realizadas visitas aos espaços e infraestruturas empresariais e digitais locais, as quais permitiram dar conhecer o ecossistema empresarial e as infraestruturas de desenvolvimento que Cabo Verde oferece.

O primeiro dia desta missão de cooperação ficou ainda marcado pela apresentação da Estratégia Comum SMART-ECO, um roteiro que servirá de base para a construção do próximo projeto SMART-ECO.

No segundo e último dia da missão, 29 de setembro, os trabalhos iniciaram-se com um Workshop, seguido de reunião do Comité de Acompanhamento do SMART-ECO, no qual foram analisadas as atas da reunião anterior e onde foi feito o acompanhamento técnico do projeto. A tarde de trabalho foi preenchida por vistas institucionais.

De referir que o projeto SMART-ECO visa melhorar a competitividade digital de empresas e empreendedores no espaço MAC. Este é um dos 67 projetos aprovados na segunda convocatória do Programa Operacional de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020. A iniciativa é financiada em 85% pelos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional (FEDER) com um orçamento total de 1.309.640,38 euros.

O Programa de Cooperação MAC INTERREG V-A Espanha-Portugal (Madeira-Açores-Canarias) 2014-2020, aprovado pela Comissão Europeia em 3 de junho de 2015, visa ainda contribuir para o desenvolvimento da estratégia da união para um crescimento inteligente, sustentável, bem como para o

Reunião da Rede de Sistema de Incentivos do PT2020

19-09-2022 16:00:00

No passado dia 19 de setembro de 2022, realizou-se, na  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), a 62ª reunião da Rede de Sistema de Incentivos do PT2020, com a presença do Secretário de Estado de Economia, João Neves.

Em representação do IDE, IP-RAM, enquanto organismo intermédio no âmbito da gestão do PO Madeira 14-20, participou nesta reunião a Diretora da Direção de Gestão de Inovação e Competitividade, Rita Rosa Gomes.

A descentralização destas reuniões, que envolvem os Programas Operacionais e organismos intermédios que atuam no domínio da Competitividade, permitem a visita a empresas, avaliando a relevância dos apoios públicos.

Foi o caso da Carob World, empresa que desenvolve, produz e distribui produtos à base de alfarroba. Uma empresa financiada pelo CCDR-Algarve, que valoriza os produtos endógenos.

Fundos Europeus com novo Balcão para submissão de projetos e com Linha de atendimento dedicada

13-06-2022 09:16:00

São hoje oficialmente lançados o Balcão dos Fundos e a Linha dos Fundos, dois serviços essenciais de apoio aos beneficiários e aos candidatos aos Fundos Europeus, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Balcão dos Fundos é o ponto central de acesso a fundos europeus, onde se submetem as candidaturas a apoios.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

Últimas notícias e eventos

Acessos Úteis

Página atualizada a: 19/04/2021
Top