As Candidaturas ao INOVAÇÃO 2030 - Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva da Região Autónoma da Madeira encontram-se abertas

06/05/2024 18:00:00




O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva da Região Autónoma da Madeira - Inovação 2030, visa promover a alteração do perfil de especialização da economia regional e reforçar a sua competitividade externa, através da melhoria das capacidades produtivas das empresas, do incremento do investimento empresarial no desenvolvimento de soluções inovadoras, e sustentáveis, sobretudo baseadas nos resultados de I&D e no aumento do emprego qualificado.


Aceda aqui ao Balcão dos Fundos

Aceda aqui ao aviso de concurso.

Protocolo entre IDE e IPQ visa reforçar a qualidade das PME

17-04-2024 17:59:00

Numa iniciativa conjunta para impulsionar a competitividade e melhorar a qualidade das pequenas e médias empresas (PME) na Madeira, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) assinaram, hoje, um Memorando de Entendimento com vista a acordar a criação de um Ponto de Consulta de Normas, no âmbito da “Rede Descentralizada de Consulta de Normas Portuguesas e Europeias”.

Ler mais

Empresas beneficiárias do Madeira 14-20 receberam 197 milhões

11-03-2024 14:39:12

No quadro comunitário que agora termina, cerca de oito mil projetos obtiveram ‘luz verde’ ao abrigo de uma dezena de sistemas de incentivos desenhados no âmbito do Programa Operacional para a Região Autónoma da Madeira, para o período 2014-2020.

IDE paga 5.9 milhões de euros em 3 meses

03-01-2024 16:48:00

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, foram processados pagamentos às empresas madeirenses e porto-santenses, beneficiárias dos sistemas de incentivo geridos pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial no montante global de 5,9 milhões de euros de despesa pública.

Desembolsados 2,8 milhões de euros em três meses

11-09-2023 10:55:00

367 empresas receberam apoios, no último trimestre, por parte do Governo Regional, no âmbito de vários programas.

Nos últimos meses de julho, agosto e setembro, foram processados pagamentos de mais de 2,8 milhões destinados às empresas beneficiárias dos apoios geridos pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), elevando o total de pagamentos a 204 milhões de euros desde o início do atual quadro comunitário, que terminou a 30 de julho deste ano.

Programa de Recapitalização Estratégica disponível até 31 de dezembro

23-08-2023 19:08:00

O período de investimento do Programa de Recapitalização Estratégica, criado para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis, foi prorrogado até 31 de dezembro de 2023.

O instrumento gerido pelo Banco Português de Fomento e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é de âmbito territorial nacional, e dispõe de 200 milhões de euros para investimento direto em empresas, com recurso a instrumentos de capital ou quase-capital, em parceria com investidores privados.

Leia mais aqui: https://www.dnoticias.pt/2023/8/22/372475-candidaturas-ao-programa-de-recapitalizacao-estrategica-disponiveis-ate-31-de-dezembro/

São as empresas e os empresários que garantem a melhor via para o desenvolvimento

28-07-2023 17:27:00

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial foi um dos oradores da mesa redonda sobre “Investimento da Diáspora na Região” no Fórum Madeira Global 2023, evento organizado pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, que este ano reuniu cerca de 300 congressistas.

Na intervenção que dirigiu aos empresários e investidores da diáspora, Duarte Freitas apresentou o IDE, enquanto entidade pública que integra a organização do Governo Regional, e que desde 1999 tem a principal missão gerir e operacionalizar os apoios às empresas dos sectores secundário e terciário da Região Autónoma da Madeira.

Conforme referiu, o propósito do IDE “é ajudar a alavancar os negócios das empresas nos seus investimentos, apoiando-as na sua modernização e diversificação dos seus negócios e contribuindo assim para um crescimento sustentado”.

De acordo com o presidente do IDE, existe um círculo virtuoso no apoio que o Instituto presta às empresas, assente “na aposta na inovação, na investigação e desenvolvimento, no reforço de produtividade, no crescimento, na expansão e na internacionalização”. Desta forma, assegurou,  o IDE procura ter instrumentos que cubram as referidas áreas, através de apoios dirigidos ao investimento, ao financiamento e ao funcionamento das empresas.

Conforme explicou, o IDE gere um envelope financeiro com verbas da União Europeia e do Orçamento Regional, alinhado em períodos de sete anos. Com efeito, no atual quadro comunitário, o IDE aprovou cerca de 8.000 candidaturas a que corresponde uma despesa pública de 210 milhões de euros. Em instrumentos financeiros, foram feitas mais de 5.000 operações a que corresponde cerca de 142 milhões de euros.

O presidente do IDE assegurou ainda que no novo ciclo de apoios, no âmbito do ‘Madeira 2030’, o Instituto continuará a disponibilizar “instrumentos que respondam às necessidades das empresas e a fomentar a ambição dos investidores, atraindo investimento estrangeiro”.

“Os últimos anos trouxeram a triplicação da nossa base de beneficiários, chegamos a novas empresas pela primeira vez e queremos continuar com uma marca de proximidade, com respeito pela coesão territorial e apoiando a economia de mercado, porque são as empresas e os empresários que garantem a melhor via para o desenvolvimento”, concluiu.

 

Últimas notícias e eventos

Acessos Úteis

Página atualizada a: 07/03/2024
Top