As Candidaturas ao Sistema de Apoio à Liquidez das Empresas da Região Autónoma da Madeira na Sequência da Agressão da Ucrânia pela Rússia irão abrir novamente dia 06 de dezembro pelas 9h

04/12/2023 15:38:00




O Programa “Apoiar+Liquidez” tem por objetivo apoiar empresas especialmente afetadas pelo aumento do preço dos fatores de produção, em especial dos custos energéticos, decorrente da grave perturbação da economia causada pela agressão militar russa contra a Ucrânia, o qual visa atenuar o impacto desse aumento, apoiando a continuidade da atividade económica e a preservação das capacidades produtivas e do emprego, em cumprimento das regras definidas no «Quadro Temporário de Crise relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia», na sua atual redação.


Aceda aqui à Bolsa de Candidaturas

Aceda aqui ao aviso de concurso.

Aceda aqui à apresentação pública.

As candidaturas serão apresentadas no âmbito de um procedimento concursal:

A receção de candidaturas decorrerá entre 6 de dezembro de 2023, às 9 horas, até 15 de dezembro de 2023, às 17 horas.

Desembolsados 2,8 milhões de euros em três meses

11-09-2023 10:55:00

367 empresas receberam apoios, no último trimestre, por parte do Governo Regional, no âmbito de vários programas.

Nos últimos meses de julho, agosto e setembro, foram processados pagamentos de mais de 2,8 milhões destinados às empresas beneficiárias dos apoios geridos pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), elevando o total de pagamentos a 204 milhões de euros desde o início do atual quadro comunitário, que terminou a 30 de julho deste ano.

Programa de Recapitalização Estratégica disponível até 31 de dezembro

23-08-2023 19:08:00

O período de investimento do Programa de Recapitalização Estratégica, criado para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis, foi prorrogado até 31 de dezembro de 2023.

O instrumento gerido pelo Banco Português de Fomento e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é de âmbito territorial nacional, e dispõe de 200 milhões de euros para investimento direto em empresas, com recurso a instrumentos de capital ou quase-capital, em parceria com investidores privados.

Leia mais aqui: https://www.dnoticias.pt/2023/8/22/372475-candidaturas-ao-programa-de-recapitalizacao-estrategica-disponiveis-ate-31-de-dezembro/

São as empresas e os empresários que garantem a melhor via para o desenvolvimento

28-07-2023 17:27:00

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial foi um dos oradores da mesa redonda sobre “Investimento da Diáspora na Região” no Fórum Madeira Global 2023, evento organizado pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, que este ano reuniu cerca de 300 congressistas.

Na intervenção que dirigiu aos empresários e investidores da diáspora, Duarte Freitas apresentou o IDE, enquanto entidade pública que integra a organização do Governo Regional, e que desde 1999 tem a principal missão gerir e operacionalizar os apoios às empresas dos sectores secundário e terciário da Região Autónoma da Madeira.

Conforme referiu, o propósito do IDE “é ajudar a alavancar os negócios das empresas nos seus investimentos, apoiando-as na sua modernização e diversificação dos seus negócios e contribuindo assim para um crescimento sustentado”.

De acordo com o presidente do IDE, existe um círculo virtuoso no apoio que o Instituto presta às empresas, assente “na aposta na inovação, na investigação e desenvolvimento, no reforço de produtividade, no crescimento, na expansão e na internacionalização”. Desta forma, assegurou,  o IDE procura ter instrumentos que cubram as referidas áreas, através de apoios dirigidos ao investimento, ao financiamento e ao funcionamento das empresas.

Conforme explicou, o IDE gere um envelope financeiro com verbas da União Europeia e do Orçamento Regional, alinhado em períodos de sete anos. Com efeito, no atual quadro comunitário, o IDE aprovou cerca de 8.000 candidaturas a que corresponde uma despesa pública de 210 milhões de euros. Em instrumentos financeiros, foram feitas mais de 5.000 operações a que corresponde cerca de 142 milhões de euros.

O presidente do IDE assegurou ainda que no novo ciclo de apoios, no âmbito do ‘Madeira 2030’, o Instituto continuará a disponibilizar “instrumentos que respondam às necessidades das empresas e a fomentar a ambição dos investidores, atraindo investimento estrangeiro”.

“Os últimos anos trouxeram a triplicação da nossa base de beneficiários, chegamos a novas empresas pela primeira vez e queremos continuar com uma marca de proximidade, com respeito pela coesão territorial e apoiando a economia de mercado, porque são as empresas e os empresários que garantem a melhor via para o desenvolvimento”, concluiu.

 

Últimas notícias e eventos

Acessos Úteis

Página atualizada a: 19/04/2021
Top