Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Parceiros do CARPE DIGEM visitaram ecossistema regional de inovação digital

Data: 28/06/2022 10:50:22

Cerca de trinta parceiros e stakeholders de 6 regiões/países europeus – França, Espanha, Eslovénia, Suécia, Bulgária, e Irlanda – deslocaram-se à Região entre os dias 22 e 24 de junho para participar em diversas visitas e reuniões de trabalho no âmbito do projeto CARPE DIGEM, financiado pelo Interreg Europe.

O evento, organizado pelo IDE IP-RAM, juntou investigadores, académicos, empreendedores, empresários, trabalhadores remotos e nómadas digitais, que durante três dias tiveram oportunidade de debater e apresentar os resultados da transformação digital na Madeira e nas regiões parceiras do projeto.

Além disso, os parceiros e stakeholders de Portugal (Madeira), França, Espanha, Eslovénia, Suécia, Bulgária e Irlanda também forneceram insights e experiências com base nos seus próprios planos de ação, desenvolvidos no âmbito da inovação e da transformação digital.

A sessão de abertura teve lugar no dia 22 de junho, numa unidade hoteleira no Funchal. Na ocasião, os participantes foram recebidos pelo presidente da IDE IP-RAM, Duarte Freitas, que apresentou um panorama da transição digital na Região e do próximo período de programação 21-27.

Seguiu-se uma apresentação do Líder de Projeto (França), Clive Peckham, sobre a inovação digital na Europa e o projeto CARPE DIGEM.

Depois, Elias Medeiros, Project Manager da Invest Madeira, abordou a temática da internacionalização e atração de investimento. A sessão terminou com uma intervenção do Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Economia, Carlos Andrade, sobre o Ecossistema de Inovação da Madeira.

No segundo dia da visita (23 de junho), os visitantes foram recebidos pelo Gestor de Projetos Paulo Abreu, na Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), para um workshop sobre os Digital Innovation Hubs e o Ecossistema de Inovação Digital na Madeira.  Na ocasião, foi ainda apresentado o projeto SIH: Smart Islands Hub.

Seguiu-se uma vista ao ITI – Interactive Technologies Institute e ao Observatório Oceânico da Madeira (OOM) / MARE Madeira, na qual foram apresentados e testados quatro projetos inovadores - Marítimo Training Lab, Future Industrial Kitchen, Neuro Rehab Lab e Drones Atlântica- Este último foi desenvolvido por engenheiros da ARDITI em parceria com as Forças Armadas e com o Governo Regional da Madeira.

Os trabalhos continuaram na parte da tarde, com uma visita de estudo à StartUp Madeira, Incubadora Regional e integrante da rede europeia de centros de negócios e inovação, a qual contou com a presença do presidente Executivo da Startup Madeira, Carlos Soares Lopes e da sua equipa, na qual foram apresentados diversos projetos, culminando num brainstorming sobre como melhorar o Ecossistema de Inovação Digital.

Por fim, a equipa do CARPE DIGEM teve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa AMS – Sensores Portugal, no Madeira Tecnopolo.

No terceiro e último dia (24 de junho), os parceiros tiveram oportunidade de testemunhar in loco a transformação digital e a inovação no setor da alimentação e bebidas, numa visita à empresa produtora e exportadora de Vinho Madeira “Henriques & Henriques”, em Câmara de Lobos.

Seguiu-se um Workshop sobre inovação e transformação digital no setor de alimentos e bebidas, orientado pelo Líder do Projeto, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Durante a tarde, a equipa do CARPE DIGEM deslocou-se à primeira Vila Nómada da Europa, na Ponta do Sol. O projeto Digital Nomads Madeira Island foi apresentado pelos parceiros da Madeira como uma Boa Prática CARPE DIGEM, com enorme potencial de transferência para outros países/regiões da Europa.

No local, os parceiros visitaram o espaço de co-working e trocaram experiências com os trabalhadores remotos e nómadas digitais. A gestora do projeto, Micaela Vieira, apresentou os resultados alcançados e impacto na economia local.

Por fim, realizou-se um workshop sobre as estratégias de trabalho remoto, serviços e os novos padrões do trabalho digital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top