Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Casos práticos na 2ª reunião do CARPE DIGEM

Data: 15/12/2019 19:01:44

A 2ª Reunião de Coordenação do Projeto CARPE DIGEM e IRSC aconteceu a 25 de novembro último na cidade eslovena de Kungota Village.

O consórcio de 10 parceiros de 7 países europeus e stakeholders reuniu para discutir, durante dois dias, as melhores práticas de transformação digital na Europa rural. Do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE, IP-RAM), enquanto parceiro do projeto, participou Hélder Ribeiro.

O programa para os stakeholders incluiu a apresentação da estratégia de digitalização da economia eslovena num local fora das grandes cidades, no caso na fazenda Valdhuber com a Associação dos Municípios da Eslovénia, representantes do Ministério do Desenvolvimento Económico e Tecnologia, 4P (Parceria Pública, Privada, Pessoas) DIH e Smart Village concept Kungota.

Os parceiros, por seu lado, participaram em workshops sobre as necessidades locais do DIGEM.

Do programa social, constou uma visita ao Castelo de Svecina e estiveram presentes no workshop “Património cultural e digitalização no turismo - caso Kungota”.

A perspetiva de Kungota é ser um município orientado para o desenvolvimento bem-sucedido e excelente na promoção do turismo, agricultura e empreendedorismo nas áreas rurais. Esse desenvolvimento baseia-se na preservação do rico património natural e cultural, aliado a uma paisagem única e ao apoio aos jovens para permanecer e criar em seu ambiente doméstico, com fundamentos sólidos de tradições e conhecimento que atravessa todas as gerações.

O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo. Todos os parceiros e stakeholders participaram e discutiram sobre os desafios e oportunidades em três locais distintos: a Fazenda Leber – Vračko, com a Introdução gradual da TI ao processo de especialização da agricultura no campo da indústria de processamento de gado e viticultura, liderada por duas jovens irmãs, que estão modernizando a infraestrutura com novas tecnologias e novas abordagens.

Foi também visitada a Casa do vinho Doppler, localizada 380 metros acima do nível do mar, exemplo de uma adega moderna, com uma riqueza da história e tradição dos laços familiares (http://doppler.si/) e finalmente foram visitar uma Casa intergeracional: ali há partilha de conhecimento entre gerações com o apoio de tecnologias modernas. Esta Casa hospeda e organiza inúmeras atividades e eventos e está se desenvolvendo como um núcleo para uma grande variedade de ações inteligentes, garantindo envolvimento e cooperação entre gerações dentro e fora do município.

Os parceiros e stakeholders do projeto CARPE DIGEM, os membros do Ernact e a equipa do município de Kungota identificaram desafios digitais no desenvolvimento regional em exercícios comuns.

Por outro lado, os parceiros discutiram ainda possíveis caminhos sobre como as empresas vinícolas podem vir a beneficiar do aumento das habilidades digitais das comunidades locais.

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top