Programa:
Interreg Europe
Duração do Projeto:- Core phase:- Follow-up phase:- Closure phase:
36 meses12 meses3 meses
Data de Início:
01/03/2023
Data de Fim:
28/02/2027
Montante global:
2.389.116,00 Euros
Apoio Financeiro da UE INTERREG Europe:
Website:
www.interregeurope.eu
O projeto CEI BOOST conta com 12 parceiros de 9 Estados-membros:
LP
RV
Region Västerbotten
Suécia
P02
LIC
Public Institution Lithuanian Innovation Centre
Lituânia
P03
IA
Innovation agency
P04
RCPH
Regional Council of Päijät-Häme
Finlândia
P05
BAA
Business Agency Association
Bulgária
P06
IRCEM
Institute for Research in Circular Economy and Environment Ernest Lupan
Roménia
P07
WRDA
West Romania Regional Development Agency
P08
DIPTA
Tarragona Provincial Council
Espanha
P09
IDE, IP-RAM
Business Development Institute of the Autonomous Region of Madeira
Portugal
P10
LAB-UAS
LAB University of Applied Sciences
P11
ISI
Industrial Systems Institute/Athena RC
Grécia
P12
LMT
Laval Mayenne Technopole
França
Objetivo de política: Uma Europa mais inteligente (OP1)
Objetivo Específico: Digitalização
A digitalização é uma força motriz por trás de uma série de indústrias. A economia circular, por outro lado, visa otimizar o uso dos recursos nas indústrias. Existe uma conexão clara entre estas duas tendências e, para acelerar a mudança rumo a uma economia circular sustentável, é necessária maior coordenação. A digitalização, por seu lado, pode ajudar a impulsionar essa transição para negócios circulares.
O CEI BOOST visa melhorar os instrumentos políticos de 9 países e 10 regiões (todas periféricas ou rurais), que enfrentam desafios semelhantes, para facilitar e acelerar a transição dupla, garantindo a complementaridade entre o crescimento da economia circular e a transformação digital.
Pretende-se testar abordagens e ferramentas para avaliar, fortalecer e apoiar os ecossistemas regionais de inovação digital e circular em regiões não metropolitanas, rurais e emergentes da Europa, com o objetivo de explorar e transferir as abordagens de intervenção mais adequadas para enfrentar os desafios identificados, através de inovações digitais na economia circular, servindo como um modelo a ser seguido.
Alinhado com o objetivo da transição ecológica e digital, o CEI BOOST utiliza uma abordagem quintuple helixe, envolvendo autoridades de gestão, academia, empresas e organizações não governamentais, que se destacam, quer pelo seu papel na economia circular, quer no campo da digitalização.
Melhorar os instrumentos de política de 9 Estados-membros, a diferentes níveis (local, regional e nacional), para impulsionar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras e a implementação da economia circular, abordando os desafios da dupla transição para uma Europa mais verde e mais inteligente.
Para o efeito, pretende-se:
Estes resultados serão alcançados através dos seguintes outputs:
No dia 3 de julho, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM acolheu o segundo evento de disseminação do Projeto CEI BOOST Interreg Europe, na sala de reuniões da ARDITI. O evento deu a conhecer algumas das Boas Práticas regionais em matéria de Economia Circular e Inovação.
O evento contou com 27 participantes, entre os quais nove membros da equipa do IDE, um representante do Instituto de Desenvolvimento Regional, Autoridade de Gestão do Programa Madeira 2030, e stakeholders importantes como a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC). Estiveram também presentes representantes da Universidade da Madeira, da Startup Madeira, da empresa pública Águas e Resíduos da Madeira (ARM), da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) e da Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM). Em termos de empresas do setor privado, com projetos inovadores no âmbito da EC, estiveram representadas a Panaribloco, o Hotel Galomar, a Madeira Waste Recycling, a BioReboot, a MADFibers e a Logimade.
Duarte Freitas, Presidente do IDE, IP-RAM, fez uma breve apresentação inicial sobre o projeto e respetivas atividades realizadas e em curso. Elizabeth Olival da AREAM proferiu uma apresentação sobre as “Vantagens para a Competitividade no Desempenho da Sustentabilidade”. Thiago Gomes, Co-Fundador e CEO da BioReboot, e Luís Franco, CEO da MADFibers, apresentaram modelos de negócio centrados na economia circular. Por fim, Nuno Rodrigues da Logimade, apresentou um projeto inovador baseado no conceito de “Collaborative MICRO-HUBS for the Circular Economy”.
O evento destacou a importância de alavancar tecnologias emergentes para melhorar a economia circular, promovendo a inovação regional e a sustentabilidade. Serviu também como uma plataforma importante para a troca de conhecimentos e promoção de parcerias entre entidades públicas, empresas, startups, academia e centros de investigação.
15 de janeiro de 2024, sala de conferências da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
No dia 15 de janeiro de 2024, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM, parceiro no projeto Interreg Europe CEI BOOST, organizou um evento de disseminação do projeto a nível regional. A iniciativa teve lugar na sala de conferências da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), tendo contado com uma participação substancial de mais de 20 participantes.
O gestor regional do projeto CEI BOOST, Duarte Freitas, teve a seu cargo a intervenção de abertura, tendo realizado uma análise abrangente dos ecossistemas de inovação digital e economia circular, com insights valiosos sobre a situação atual. Além disso, representantes de partes interessadas-chave no ecossistema de economia circular e inovação digital apresentaram quatro boas práticas regionais.
A primeira boa prática foi apresentada pela representante da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Madeira, Eng.ª Cláudia Sá, que forneceu uma visão geral das iniciativas e estratégias delineadas na Agenda Circular da Madeira, destacou os resultados alcançados e deu a conhecer os objetivos a longo prazo.
Em seguida, a Agência da Madeira para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), representada pelo Eng.º Paulo Abreu, apresentou sua boa prática com foco no projeto Smart Islands Hub. A apresentação abordou avanços tecnológicos e de pesquisa que contribuem significativamente tanto para a inovação digital quanto para a economia circular na RAM.
Uma abordagem distintiva às práticas de economia circular foi apresentada pelo CEO da empresa The Tomorrow Company, o Eng.º Ricardo Correia, através do projeto CircleFly, ilustrando o seu impacto no desenvolvimento sustentável. Finalmente, o representante da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), Dr. João Fragoeiro, partilhou o compromisso da ECM com o consumo sustentável, enfatizando práticas responsáveis ao longo da produção e distribuição dos produtos.
As discussões subsequentes entre os participantes, centraram-se nos projetos identificados pelos stakeholders, com atenção especial aos contributos do representante da empresa Panaribloco, também presente no evento.
No final, foram ainda delineados os próximos passos e potenciais colaborações com os stakeholders, com o objetivo de impulsionar as iniciativas de economia circular e inovação digital na RAM. O evento serviu como catalisador para de novas parcerias e esforços contínuos com vista a um maior desenvolvimento sustentável da RAM.
29 de agosto de 2023, IBIS Vilnius Center
Os parceiros do projeto Interreg Europe CEI BOOST, provenientes de 9 Estados-membro da União Europeia (Suécia, Lituânia, Finlândia Bulgária, Roménia, Espanha, Portugal, Grécia e França), estiveram reunidos nos dias 29 e 30 de agosto de 2023, em Vilnius (Lituânia). No mesmo encontro, participaram, de forma presencial e on-line, mais de uma dezena de stakeholders das respetivas regiões.
O encontro iniciou-se pelas 09 horas do dia 29 de agosto, com uma intervenção de boas-vindas do diretor do Centro de Inovação da Lituânia (LIC), seguido de uma introdução à 1ª reunião de intercâmbio inter-regional, proferida por Umberto Pernice, Consultor Externo da Região de Västerbotten, Suécia (parceiro líder do projeto).
A manhã de trabalho continuou com Justinas Didika, Diretor do Departamento ManuFuture da Agência de Inovação da Lituânia, que fez uma apresentação sobre “A política lituana no contexto do crescimento verde”, seguido de Povilas Bacevičius, perito do LIC, a quem coube apresentar dados relativos ao “Índice de Digitalização da Indústria da Lituânia”.
A encerrar esta ronda de apresentações, Gintaras Vilda, Diretor Executivo do Manufacturing Innovation Valey, apresentou as Boas Práticas da Lituânia na área da Inovação Digital e Economia Circular.
Após um breve coffee-break, pelas 10h50, iniciou-se a ronda de apresentações e debate sobre as análises aos Ecossistemas Regionais de Inovação Digital e Economia Circular. A análise do ecossistema da RAM foi apresentada por Margarida Luís, do Gabinete de Comunicação e Cooperação do IDE, IP-RAM.
O período da tarde foi preenchido com as apresentações dos stakeholders das 10 regiões, seguidas de debate sobre as expetativas e Boas Práticas regionais. Os key-stakeholders da RAM (Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a ARDITI), fizeram-se representar pelo Eng.ª Cláudia Nobrega Sá, Técnica Superior da DRAAC e pelo Eng. Paulo Abreu, Project Manager da ARDITI. Foram apresentadas como Boas Práticas o projeto ‘Madeira Circular’, promovido pela DRAAC e o ‘Smart Islands Hub, desenvolvido pela ARDITI.
O primeiro dia terminou com a study visit ao BOD GROUP (high-tech group of companies), empresa proprietária do fabricante de painéis solares SoliTek, Bod Lenses e Centro de Inovação.
30 de agosto de 2023, IBIS Vilnius Center
No segundo dia do encontro, os trabalhos iniciaram-se pelas 09 horas, com o “Balanço do 1º dia: o que é que aprendemos e como é que isso pode beneficiar as atividades futuras?”.
Depois, os parceiros tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação relativa às Atividades de Comunicação, liderada pela responsável de Comunicação do projeto, Silvia Stumpf. Seguiu-se uma um update de cada parceiro sobre as atividades realizadas no Semestre 1 e "Próximos passos para as atividades do Sem 2".
Após o coffee-break, o líder do projeto apresentou uma série de orientações para a elaboração do 1º Relatório Conjunto de Atividades do Sem 1, tendo ainda orientado uma formação sobre como efetuar o reporte das despesas no Portal Interreg.
Por fim, no final do encontro inter-regional, os parceiros reuniram o Steering Committee para discutir questões relacionadas com a necessidade de alteração dos respetivos orçamentos; agendar a próxima reunião internacional na Roménia e discutir possíveis alterações ao calendário de reuniões previstas nos próximos semestres. Foi ainda decidido que o parceiro da Roménia irá organizar um seminário (webinar), que será conduzido por especialistas da Economia Circular da Roménia.
16 de março de 2023, Estocolmo
Os responsáveis de 12 organizações de 9 Estados-membros, participaram na reunião de lançamento do projeto CEI BOOST, no North Sweden Stockholm office, organizado pelo líder do projeto, Region of Västerbotten (Suécia).
Os trabalhos iniciaram com uma apresentação do projeto CEI BOOST (objetivos, abordagem, orçamento, resultados e indicadores) realizada pelo Gestor do Projeto, Umberto Pernice, consultor externo da Região de Västerbotten, e pela responsável pela Comunicação do projeto, Silvia Stumpf, da Business Agency Association (Bulgária), seguida das apresentações dos parceiros, as quais versaram sobre o seu papel no projeto e expectativas em relação ao mesmo.
A sessão de co-criação, inicialmente prevista na agenda, foi realizada através de um brainstorming entre os parceiros, no qual foram debatidas as atividades a desenvolver ao longo projeto e planeadas, com maior detalhe, as próximas ações.
Principais aspetos discutidos e ações planeadas:
A1.1 Relatórios de análise de ecossistemas de inovação digital e economia circular;
A2.1 Início do processo de troca de experiências CEI BOOST a nível interno e regional – preparação da primeira Study Visit (Vilnius, Lituânia).
Por fim, a responsável pela Comunicação, Silvia Stumpf, realizou uma apresentação sobre a importância das redes sociais e a sua utilização na promoção do projeto, entre outros temas relacionados com as atividades previstas para o Semestre 1.
Newsletter 1 - Primeiro Semestre
Newsletter 2 - Segundo Semestre
Digital innovation and circular economy ecosystems analysis
© 2001-2024 :: IDE, IP-RAM | Mapa do Site | Canal de Denúncias | Aviso de Privacidade e Política de Cookies