Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Parceiros do CARPE DIGEM reuniram-se em Bruxelas

Data: 09/11/2021 17:34:05

Os parceiros do projeto europeu CARPE DIGEM, aprovado no âmbito do Interreg Europe, estiveram reunidos em Bruxelas nos dias 9 e 10 de novembro, para apresentar e debater a boas práticas locais.

Em representação da Região Autónoma da Madeira, os membros do Conselho Diretivo do IDE, IP-RAM, Duarte Freitas e Cristina Gouveia, apresentaram as ideias selecionadas pelos stakeholders regionais, dando uma visão geral das atividades locais realizadas até à data. Foram ainda apresentadas as prioridades e ações identificadas para futuras atividades.

Uma das ideias selecionadas pela Madeira, que tem sido alvo de interesse por parte dos parceiros europeus, é o projeto-piloto de nomadismo digital – Digital Nomads Madeira Island. Uma ideia pioneira em Portugal e na Europa, lançada pela StartUp Madeira em fevereiro de 2021, com o apoio do Governo Regional da Madeira.

Desde que o projeto foi implementado na Vila da Ponta do Sol, passaram pela Região mais de 3.500 nómadas digitais, com uma lista de interessados que ascende já a 9.700 inscrições. Os números revelam a boa execução do projeto, cujo sucesso fica também a dever-se à estratégia desenvolvida pela Região no acolhimento que proporcionou, na adaptação das infraestruturas às necessidades dos trabalhadores remotos, em termos de internet e comunicações, e pelo ambiente de ‘cowork’ instalado na Ponta do Sol.

A todas estas condições juntaram-se ainda as parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas que permitiram que houvesse uma pulverização do projeto por toda a ilha, abrangendo, neste momento, vários concelhos e a ilha do Porto Santo.

Outro projeto em destaque, que mereceu interesse por parte parceiros, foi o projeto Madeira Safe, uma ferramenta que tem a finalidade de agilizar o procedimento sanitário seguido pelos viajantes, quer sejam turistas ou residentes, provenientes do exterior da Região Autónoma da Madeira, incentivando-os a seguir as indicações das Autoridades de Saúde locais.

Através do Madeira Safe, a Região pretende contribuir para um rastreio mais rápido e eficaz da COVID-19, e ao mesmo tempo oferecer aos viajantes uma ferramenta que permita agilizar toda a sua documentação para a chegada à Madeira.

O Madeira Safe inclui ainda uma APP - Madeira Safe APP – desenvolvida com o objetivo de criar uma carteira virtual que permite aos passageiros acederem rapidamente a todos documentos e resultados de testes realizados à Covid-19.

Refira-se que o CARPE DIGEM envolve 10 parceiros de 7 países e regiões periféricas (França, Espanha, Portugal, Eslovénia, Irlanda, Bulgária e Suécia), que trabalham em conjunto com o objetivo de desenvolver e catalisar ecossistemas e serviços de inovação digital.

Os projetos, cofinanciados no âmbito Interreg Europe, permitem que as autoridades públicas regionais e locais e outros intervenientes de importância regional em toda a Europa, troquem práticas e ideias sobre a forma como as políticas públicas funcionam e desta forma encontrem soluções para melhorar as suas estratégias.

Página atualizada a: 06/02/2020
Top