Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

IDE apresentou boas práticas nas áreas do Turismo e Hotelaria

Data: 23/11/2021 11:18:46

Teve lugar no dia 18 de novembro, nas instalações da ACIF, uma reunião de trabalho entre o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM (IDE, IP-RAM) e os membros da Mesa de Hotelaria da ACIF, na qual foram apresentadas um conjunto de boas práticas com especial enfoque na Economia Circular, no âmbito do projeto europeu CARPE DIGEM, aprovado ao abrigo do Interreg Europe. 

A presidir à reunião, a vogal do Conselho Diretivo do IDE, IP-RAM, Cristina Gouveia, começou por destacar a importância dos contributos dos stakholders, apelando à participação ativa de todos.

Conforme referiu Cristina Gouveia, a reunião com os parceiros regionais “realiza-se no seguimento dos trabalhos mantidos com parceiros internacionais, entre webinars e working groups, onde foram identificadas boas práticas”.

De acordo com a vogal do Conselho Diretivo, o IDE, IP-RAM identificou duas ideias com potencial para importação - DIHBAI-TUR e TRIME Hotéis Circulares -, desenvolvidas e implementadas nas ilhas Baleares.

O DIHBAI-TUR é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo a geração de um Ecossistema de Inovação para o setor do Turismo. A sua principal missão é impulsionar a transformação digital de todas as empresas das Ilhas Baleares, em especial daquelas que atuam nos setores do turismo agroalimentar.

O projeto de cooperação regional envolve diversos parceiros, tais como PMEs, universidades, associações industriais, câmaras de comércio, incubadoras/aceleradoras, agências de desenvolvimento regional e governos, permitindo a criação fortes ligações com prestadores de serviços, fora da sua região, com vista a apoiar as empresas no acesso aos seus serviços.

Por seu lado, o projeto TIRME - Hotéis Criculares, apresentado como um exemplo de colaboração público-privada, tem como missão a recolha seletiva de desperdícios alimentares produzidos pelo setor da Hotelaria. O projeto procura, em primeiro lugar, aproveitar as novas tecnologias para identificar e quantificar os resíduos orgânicos gerados nos hotéis, gerando economia circular e reduzindo o desperdício de alimentar.

Numa segunda fase, parte desses resíduos é utilizada como matéria-prima, ou seja, composto que é devolvido à cadeia produtiva, beneficiando o setor agrícola e de distribuição local e aumentando a oferta de produtos com pegada ecológica zero, em Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares.

As duas ideias foram bem acolhidas pelos membros da Mesa de Hotelaria da ACIF, contudo, os mesmos salientaram a necessidade avaliar o custo-benefício de implementação destas boas práticas na Região Autónoma da Madeira.

Foi ainda apontada a necessidade de dar formação ao setor da hotelaria, bem como da importância de se realizar um levantamento de necessidades ao nível da transformação, venda e distribuição de composto pelos agricultores da Região.

De referir que o projeto europeu CARPE DIGEM aborda a problemática dos ecossistemas da inovação digital, a sua criação e funcionamento tendo em atenção as capacidades e mecanismos de inovação ao nível governamental, sociedade civil e tecido empresarial e a conversão da aplicação de novas tecnologias em oportunidades sociais e económicas.

São parceiros deste projeto: França - Espanha – Mallorca Chamber of Commerce; Portugal – Business Development Institute of the Autonomous Region of Madeira (IDE, IP-RAM); Eslovénia - University of Ljubljana; Eslovénia - Republic of Slovenia – Ministry of Public Administration; Irlanda - European Regions Network for Application of Communications Technology; Bulgária - Business Agency Association; Bulgária - Ministry of Economy; Suécia - Region of Vasterbotten; Suécia - Uminova Expression.

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top