Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Presidente do IDE participou na apresentação do Estudo de Avaliação da Estratégia de Comunicação do Madeira 14-20

Data: 19/11/2021 17:26:07

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), Duarte Freitas, participou, esta manhã, na apresentação pública do Relatório Final do Estudo de Avaliação Intercalar da Estratégia de Comunicação do PO Madeira 14-20. Uma oportunidade para debater e avaliar a eficácia da estratégia implementada, na Região, na divulgação e comunicação dos fundos comunitários e de que forma é que esta é percecionada pela população, sobretudo naquilo que se refere ao contributo dos fundos para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira. 

Duarte Freitas, que começou por concordar com as recomendações apresentadas pelo estudo, disse ter ficado “ainda mais ciente” da importância da comunicação nesta área, tendo revelado satisfação por constatar que algumas das recomendações apresentadas já estão a ser concretizadas pelo IDE.

Desde logo, a recente atualização da estrutura organizativa do IDE, que permitiu criar um gabinete de comunicação de forma desenvolver mais trabalho nesta área.

Por outro lado, referiu, o incremento de ações digitais - tais como webinars ou sessões de esclarecimento e divulgação online -, têm tido “níveis de inscrição muito satisfatórios, com uma média de 300 inscritos”, sendo intenção do IDE manter este canal aberto com os beneficiários dos fundos, conforme sublinhou o Presidente do IDE.

“Temos tido muito interesse da parte do nosso público-alvo”, salientou, acrescentando que antes da pandemia o IDE tinha à volta de 1.400 beneficiários, tendo aumentado para mais do triplo. Atualmente, existem cerca de 4.500 empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos, prova de uma democratização dos fundos comunitários.

Relativamente à simplificação dos processos de candidatura, outra recomendação apontada pelo estudo, Duarte Freitas reconhece que o processo de candidatura pode ser mais fácil dependendo do tipo de instrumento. A linha Apoiar.PT.Madeira é um exemplo claro de um instrumento de apoio “simples de candidatar, de analisar e de pagar”, contando executar 100% da dotação orçamental desta medida até o final do ano. A este propósito, prevê que o montante global de pagamentos deste Instituto supere, no final de novembro, os 60% face ao ano completo de 2020.

A apresentação do estudo contou com a participação de diversos intervenientes, nomeadamente  da Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, Maria João Monte, do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P., Nuno Santos, do Coordenador do Estudo da Avaliação e Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Rui Godinho, e da Jornalista do Expresso, especialista em fundos europeus, Joana Mateus.

A sessão de encerramento esteve a cargo do Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia.

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top