Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Parceiros do CARPE DIGEM reuniram-se em França para a Conferência Final do projeto

Data: 22/05/2023 09:37:51

A Conferência Final do projeto CARPE DIGEM, financiado pelo Interreg Europe, teve lugar na Câmara de Comércio e Indústria de Nièvre em Nevers (França), nos dias 3 e 4 de maio, organizada pelo parceiro líder - Nièvre Numérique Joint Authority.

Durante a primeira sessão, Jean-Philippe Richard, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Nevers, deu as boas-vindas aos parceiros e demais participantes no evento. Seguiram-se várias apresentações dos parceiros do projeto, que compartilharam os resultados do CARPE DIGEM nas respetivas regiões.

Na ocasião, o Presidente do IDE, Duarte Freitas, realizou uma apresentação sob o tema: “Madeira Smart Islands Hub, new models for digital innovation + partnerships”

 

A sessão continuou com o responsável pelo Interreg Europe, Kristaps Rocans, que partilhou o ponto da situação do programa, falando sobre a cobertura temática, ações, troca de experiências, projetos e políticas, entre outros temas.

Mesas redondas

  • Autonomia e inclusão digital para cidadãos, PMEs/microempresas e governo local;
  • A aplicação de ferramentas 4.0 nas cadeias de distribuição agrícola e alimentar;
  • Locais e redes de inovação digital: Third places, incubadoras e espaços colaborativos.

Workshops e Masterclasses

  • Masterclass sobre cultura, turismo e serviço público: Ferramentas digitais para os setores da cultura e do turismo. Durante esta sessão, Maixa Zabaleta, Assistente de Comunicação Digital do ERNACT (Irlanda), apresentou Realidade Aumentada e Virtual no Património Cultural, apresentando os projetos TIDE e The Public Link liderados pelo ERNACT.
  • Lars Wallrup, da Wallrup Communication AB (Suécia), apresentou o Innovation Loop, impulsionado pela metodologia de design thinking: um processo de co-criação cuja missão é permitir a co-geração de ideias inovadoras e a prototipagem das mesmas para criação de novas soluções.
  • Paulo Abreu da ARDITI (Madeira) foi moderador de uma mesa redonda sob o tema “Digital Innovation locations and networks: Third Places and reinventing incubators and collaborative spaces”.

Esta conferência resultou num encontro importante para a partilha de conhecimentos e boas  práticas no domínio da transformação e inovação digital.

 

 

 

 

 

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top