Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

Stakeholders do CARPE DIGEM visitaram ecossistema regional de inovação digital na Irlanda do Norte

Data: 23/05/2022 12:01:34

Study Visit – 10 de maio 2022

Os stakeholders da Região Autónoma da Madeira, representantes da ARDITI e da Secretaria Regional de Economia, Paulo Abreu e Margarida Luís, deslocaram-se à Irlanda do Norte entre os dias 9 e 11 de maio, para participar em diversas vistas e reuniões no âmbito do projeto CARPE DIGEM, financiado pelo Interreg Europe.

O evento, organizado pelo ERNACT, parceiro do projeto e representante do Donegal County Council (Irlanda) e Derry City and Strabane District Council (Irlanda do Norte), juntou investigadores, académicos e líderes políticos locais e os parceiros da França, Eslovénia, Madeira e Suécia, que durante dois dias tiveram oportunidade de debater e apresentar os resultados da transformação digital nas respetivas regiões parceiras.

Além disso, os parceiros e stakeholders de França, Eslovénia, Madeira e Suécia também forneceram insights e experiências com base nos seus próprios planos de ação, desenvolvidos no âmbito da inovação e transformação digital.

No primeiro dia da visita, na Universidade de Ulster, foram partilhadas algumas boas práticas relacionadas com a temática da transformação digital. Seguiu-se uma visita guiada ao Centro de Inteligência Artificial da Universidade, para conhecer diferentes boas práticas de investigação tecnológica e robótica.

Em seguida, os visitantes, juntamente com especialistas locais de Donegal e Derry & Strabane, tiveram a oportunidade de conhecer o centro de pesquisa focado na Indústria 4.0 e o Centro de Indústria, Digitalização, Robótica e Automação (CIDRA).

Seguiu-se um debate em formato de mesa redonda, com os principais atores públicos e privados da região, e os representantes das demais regiões europeias que integram o projeto.

Na sessão, foi apresentada uma visão geral do Ecossistema de Transformação Digital na região transfronteiriça, incluindo as contribuições do programa Intelligent Cities Challenge e da Estratégia Donegal Digital, e permitiu ainda debater com maior profundidade o plano de ação digital transfronteiriço.

O dia terminou com outra visita de estudo ao THRIVE/C-TRIC Center for Transnational Research and Innovation Center da Universidade de Ulster e à Câmara Municipal e ao Western Health Trust.

Paralelamente, o Presidente da Câmara de Donegal e do ERNACT, Jack Murray, e o Presidente da Câmara de Derry City e Strabane, Graham Warke, juntamente com Brian Boyle e Conor Heaney, membros do conselho diretivo do ERNACT, deram as boas-vindas aos representantes Margarida Luís da Madeira e Patrick Molinoz de França, na Derry's Guildhal.

Study Visit – 11 de maio 2022

Visita aos polos de inovação digital da região de Donegal

No segundo dia da ‘Study Visit’ organizada pela ERNACT, os parceiros e stakeholders tiveram oportunidade visitar o ecossistema de inovação digital da região de Donegal, na Irlanda do Norte.

Durante a manhã, foi abordado o papel dos Digital Innovation Hubs como ferramentas de inovação. Mary Doherty, responsável pelo Craoibh Termon, deu as boas-vindas aos parceiros nas instalações gteic Craoibh Termon, localizadas em An Tearmann no Donegal Gaeltacht (Irlanda). Na ocasião, os parceiros tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade de trabalhadores remotos e o seu contributo para o desenvolvimento económico da região.

Seguiu-se uma apresentação realizada por Micheál Ó Duibhir, do gteic Gaoth Dobhair, que apresentou a rede Innovation Digital Hub, composta por 31 hubs instalados em diversas localidades da região de Donegal.

Depois, os parceiros e stakeholders do CARPE DIGEM conheceram a rede Donegal Hubs, um espaço tecnológico digital inovador destinado a empreendedores locais, trabalhadores remotos e empresas.

Durante a tarde, a equipa do CARPE DIGEM visitou o hub de inovação digital CoLab na Atlantic Technological University (ATU) em Letterkenny e a Dra. Margaret Quinn, manager do Programa ERNACT, apresentou uma visão geral do plano de ação Donegal Digital.

Os parceiros também tiveram oportunidade de conhecer o CoLab com o manager do hub, Patsy Donaghy, que apresentou o hub como um modelo de colaboração entre universidades e empresas. Seguiu-se uma segunda visita ao Laboratório WISAR - Technology Gateway com Stephen Seawright.

Os trabalhos continuaram com a apresentação do projeto Innovation-as-a-Service (IaaS), que apoia a transição digital para as empresas instaladas em zonas rurais. Leah Ryan, do ERNACT, interveio sobre o crescimento da utilização da tecnologia pelas PMEs, que tem contribuído para o aumento da competitividade e inovação empresarial.

Por fim, Anne Marie Conlon, do Council de Donegal, tomou a palavra para partilhar com os visitantes a “Estratégia de Trabalho Remoto em Donegal” e Maria Gallagher do Wisar Lab, apresentou uma visão geral da Iniciativa Grow Remote. ´

A sessão terminou com uma troca de experiências entre os diversos atores do projeto CARPE DIGEM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top