Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

1ª reunião de stakeholders do projeto Carpe DIGEM, realizada no Funchal

Data: 06/02/2020 10:12:10

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM (IDE, IP-RAM) como parceiro de mais um projeto de Interreg Europe, o “CARPE DIGEM” realizou no dia 31 de janeiro a 1ª reunião de stakeholders onde estiveram presentes instituições publicas e privadas, que contou com a participação de 30 pessoas.

O projeto pretende catalisar regiões periféricas e emergentes da Europa em direção a ecossistemas de inovação digital, sendo fundamental, para o seu sucesso, o envolvimento ativo de todos os parceiros regionais relevantes que integram de forma direta e indireta este ecossistema.

Este instituto que pertence à Secretaria Regional da Economia, pretende que cada um desses organismos, públicos e privados, possa participar ativamente no projeto, expondo os pontos de vista da sua organização e dos seus projetos, durante as reuniões do Projeto CARPE DIGEM. Dessa forma, será mais fácil identificar as mudanças que podem ser implementadas para melhorar as políticas dos fundos estruturais locais, relacionadas com o tema do projeto.

O IDE, IP-RAM pretende que os “stakeholders” identifiquem vários aspetos como a análise da situação atual da Região, a identificação das necessidades não satisfeitas, a identificação e análise de boas práticas, a exploração de soluções mais próximas das necessidades de cada um e as recomendações e sugestões para melhorar as políticas regionais existentes.

Dez parceiros provenientes de 7 regiões da União Europeia decidiram unir forças e criar o novo projeto, cujo tema central se prende com o ecossistema da inovação digital, sua criação e funcionamento, tendo em atenção as capacidades e mecanismos de inovação ao nível governamental, sociedade civil e tecido empresarial e a conversão da aplicação de novas tecnologias em oportunidades sociais e económicas.

Para além de Portugal, representado pelo IDE, IP-RAM, participam a França, que é líder do projeto, Espanha, Eslovénia, Irlanda, Bulgária e Suécia, envolvendo um investimento elegível global de 1,7 milhões de euros, com um apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER, na ordem dos 85%, cerca de 1,5 milhões de euros.

A reunião foi presidida por Duarte Freitas, o novo presidente do IDE, IP-RAM, que ao se dirigir aos stakeholders presentes referiu que na prática, o que se pretende é “reunir um conjunto de intervenientes” que possam “partilhar e trocar experiências” à volta do ecossistema digital.

“Os contributos dos stakeholders são uma peça importante deste projeto”, com a vantagem de estes poderem “aumentar a exposição internacional das suas ideias e das suas boas práticas”, concluiu o presidente. Apelou, por isso, à participação ativa de todos neste projeto, salientando a reunião que acontecerá em novembro na Madeira e que contará com todos os parceiros internacionais.

Foram igualmente apresentadas três boas práticas, por parte de três dos stakeholders, seguido de um debate sobre o estado atual sobre o ecossistema digital e de inovação da R.A.M.

O CARPE DIGEM tem uma duração de 42 meses, tendo-se iniciado em agosto do ano passado e com data final de 31 de janeiro de 2023.

 

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top