Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

CARPE DIGEM_Press Release 24_09

Data: 17/10/2019 14:46:18

REUNIÃO DE LANÇAMENTO DO PROJETO CARPE DIGEM

NEVERS, FRANÇA

Os responsáveis de 10 organizações, de 7 países participaram na reunião de lançamento do projeto CARPE DIGEM no L’INKUB (Digital Accelerator and Hub) em Nevers, França, de 24 a 25 de setembro de 2019, organizado pelo líder do projeto, Digital Nièvre Joint Authority. Esta primeira reunião serviu como um evento de 'capacitação' de forma a preparar a parceria estabelecida e a gestão e monitorização dos processos chave do projeto.

 

A reunião iniciou com uma breve apresentação efetuada por cada parceiro, sobre a organização a que pertencem, incluindo as expectativas e o valor agregado que cada parceiro trará ao projeto CARPE DIGEM. Além disso, foi discutida uma revisão da visão geral do projeto, incluindo as principais atividades e responsabilidades quer ao nível da gestão do projeto, troca de experiências, comunicação e divulgação.
Cada parceiro apresentou e reviu os DIGEM´s territoriais existentes (ecossistemas de inovação digital), juntamente com os atuais processos, metodologias, ferramentas, políticas e estratégias de inovação social e económica, suas ambições e estratégias planeadas passiveis de serem alteradas.

 

Todos os parceiros propuseram uma seleção preliminar de boas práticas relacionadas aos sistemas de inovação digital em seus países. Foi realizada uma discussão sobre uma metodologia mais ampla do projeto e processos DIGEM local e regional.

 

Foi oferecido aos parceiros um programa muito intensivo de visitas, apresentações e experiências em ambiente de negócios, iniciativas públicas e comunitárias de projetos realizados na cidade de Nevers na região de Nièvre.

 

 

A 26 de setembro, os parceiros participaram no evento digital mais importante na região - SIVIIM (“Conferência da Inovação em Pequenas Cidades 'Reinventando o atrativo das pequenas cidades através da inovação e transformação digital”) em Nevers e reuniram-se com empresas e setor público presente, organizações focadas principalmente no tópico “A minha cidade possui software live e gratuito”.

As próximas etapas para os parceiros do CARPE DIGEM serão o planeamento de boas práticas e a compilação de grupos de partes interessadas formados pelos stakeholders relevantes em cada uma das regiões que serão reunidos de forma a participar ativamente nas atividades do projeto.

As necessidades locais dos DIGEM´s territoriais existentes e a análise de otimização do sistema e a primeira análise intra e inter-regional para a melhoria do DIGEM serão desenvolvidas através de uma visita de estudo efetuada pelos parceiros à Eslovénia de 25 a 26.11.2019. Os parceiros familiarizar-se-ão com a experiência eslovena: redes nacionais centralizadas em áreas rurais e balcões únicos de forma a implementar este protótipo de experiência digital.

CARPE DIGEM - Catalisar regiões periféricas e emergentes da Europa em direção a ecossistemas de inovação digital, é o novo projeto do IDE, IP-RAM no âmbito Interreg Europe, enquanto parceiro.

 

https://www.interregeurope.eu/fileadmin/_processed_/csm_image_1568201673_cca5de09d8.png

 

Com um investimento global de 1,7 milhões de euros, uma comparticipação FEDER de 85% e duração de 42 meses, conta com os seguintes parceiros:

 

  1. França - Digital Nièvre Joint Authority
  2. Espanha – Mallorca Chamber of Commerce
  3. Portugal – Business Development Institute of the Autonomous Region of Madeira (IDE, IP-RAM)
  4. Eslovénia - University of Ljubljana
  5. Eslovénia - Republic of Slovenia – Ministry of Public Administration
  6. Irlanda - European Regions Network for Application of Communications Technology
  7. Bulgária - Business Agency Association
  8. Bulgária - Ministry of Economy
  9. Suécia - Region of Vasterbotten
  10. Suécia - Uminova Expression

 

O projeto CARPE DIGEM irá abordar o tema: Ecossistema da inovação digital, sua criação e funcionamento tendo em atenção as capacidades e mecanismos de inovação ao nível governamental, sociedade civil e tecido empresarial e a conversão da aplicação de novas tecnologias em oportunidades sociais e económicas. Para o efeito serão necessários novos investimentos, estratégias, ferramentas e pessoas que complementem e aumentem o impacto da própria tecnologia, quer seja em competências, em mudança organizacional, em novos processos, modelos de negócios e governança e também nos ativos intelectuais que ajudam a criar valor a partir das novas tecnologias. Esse elemento de transformação é mais complexo e requer maiores investimentos do que a difusão das próprias tecnologias. Este novo paradigma tem se desenvolvido mais lentamente, principalmente em regiões fora do mainstream económico e social, onde os impactos das novas tecnologias são frequentemente complexos.

 

A construção de Ecossistemas de inovação digital SUSTENTÁVEIS, com foco na cooperação inter-regional: partilha, co-desenvolvimento, inclusão social e económica, para além de um desafio é acima de tudo uma oportunidade.

 

Página atualizada a: 06/02/2020
Top