Skip Navigation LinksPágina inicial :: Arquivo :: Detalhes da página

1º Workshop Temático Internacional no Funchal - projeto HoCare

Data: 02/02/2017 15:19:53

Funchal - 1º Workshop Temático Internacional

 

 

No dia 27 de janeiro, no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, realizou-se, no âmbito do projeto Europeu “HoCare”, o 1º Workshop Temático Internacional.


Cada vez mais o envelhecimento da população europeia implicará mudanças e o aparecimento de novos desafios sociais decorrentes desta nova realidade. O futuro apresenta um quadro em que haverá um maior número de idosos e uma expetativa de vida saudável mais longa.


O Workshop Temático Internacional sobre Cuidados Domiciliários, ofereceu muitas oportunidades para o intercâmbio de experiências e boas práticas no domínio das soluções inovadoras para cuidados domiciliários.

 

 

O evento, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira (IDERAM), enquanto parceiro do projeto, contou com mais de 100 participantes.

 

 

O Workshop realizado faz parte do projeto europeu "HoCare", que lida com as questões do envelhecimento da população e está focalizado para a criação de soluções inovadoras em cuidados domiciliários.

 

 

Participaram no evento parceiros de Portugal/Madeira, Chipre, Eslovénia, Bulgária, Roménia, Lituânia, Hungria e República Checa, que se fizeram acompanhar de stakeholders relevantes no domínio dos cuidados domiciliários dos seus países.

 

 

A situação atual ao nível da prestação de cuidados domiciliários assim como projetos de boas práticas dos países participantes foram apresentados no Workshop.

 

 

O painel “Outras histórias de sucesso”, moderado pelo Profº Miguel Cardoso, contou com a presença de várias Empresas/Organizações da Região que desenvolveram projetos inovadores na área dos cuidados domiciliários.

 

 

Foram organizados três grupos de trabalho interativos, que contou, para além dos parceiros institucionais do projeto, com stakeholders locais e internacionais, com o objetivo de debater as possibilidades de transferibilidade dos projeto e da própria gestão entre regiões e respetiva integração nos programas operacionais existentes.

 

 

O foco central foi a criação de inovação, atendendo às necessidades não satisfeitas identificadas pelos prestadores de cuidados de saúde formais e informais.

 

 

Eleftherios Loizou, Diretor da Agência de Desenvolvimento de Nicósia, Chipre, e líder do projeto, referiu que o objetivo do Workshop Temático é iniciar processos de aprendizagem entre os parceiros, sendo que irão ser identificadas 27 boas práticas durante o projeto que serão transferíveis para outras regiões.

 

 

Durante a conferência de imprensa, Dr. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, concordou que o envelhecimento da população está a trazer oportunidades para novas empresas e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a prestação de cuidados domiciliários e assinalou oportunidades no setor empresarial neste domínio na Madeira.

 

 

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira, Dr. Jorge Faria, explicou os benefícios desta cooperação no projeto "HoCare".


O projeto "HoCare" segue uma abordagem de "quadruple hélice", que é um modelo de cooperação em inovação em que os utilizadores, as empresas, os agentes de investigação e as autoridades públicas cooperam para produzir inovação. O Presidente do Conselho de Administração da Madeira Interactive Technologies Institute, Nuno Nunes, referiu que existem alguns modelos de cooperação entre investigadores e empresas na área de assistência domiciliária bem-sucedidos, e salientou a importância da abordagem quádruplo-hélix que envolve todos os seus intervenientes.

O Workshop temático internacional sobre cuidados domiciliários, organizado no Funchal, permitiu destacar um conjunto de boas práticas no campo das soluções inovadoras para cuidados domiciliários e intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes das diferentes regiões europeias.

 

 

Os próximos Workshops internacionais terão lugar em Budapeste (Hungria) em Março de 2017 e em Litija (Eslovénia) em Junho de 2017.


O projeto "HoCare" é realizado no âmbito do programa Interreg Europe financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 


Anexos

Apresentações - Current situation

Data: 06/03/2017 15:23:45

Tamanho: 5161804 bytes

Anexo: CurrentSituationsPresentations.zip


Apresentações Good Practices

Data: 06/03/2017 15:28:46

Tamanho: 9308549 bytes

Anexo: GoodPracticesPresentations.zip


Profiles dos participantes

Data: 06/03/2017 15:37:36

Tamanho: 2446792 bytes

Anexo: profiles.zip



Página atualizada a: 06/02/2020
Top